A construção de uma unidade do SEST SENAT no bairro Parque Marinha, na cidade do Rio Grande, é resultado de uma grande articulação política, liderada pelo vereador Rubilar Tavares – Juquinha (PSB) que, em 2013, foi convidado pelo então prefeito Alexandre Lindenmeyer para atuar como articulador na chegada deste importante empreendimento. A nova sede, situada na Rua das Galeras, nº 190, representa um investimento de aproximadamente R$ 21,6 milhões, entre o valor a obra e de todos os equipamentos.
Com uma estrutura moderna de 2.536,06 m², a unidade do SEST SENAT não apenas forma profissionais na área do transporte, mas também oferece serviços de saúde que beneficiam toda a comunidade. Entre os novos recursos disponíveis, destaca-se o simulador de direção de caminhão, carreta e ônibus, um equipamento que visa aperfeiçoar a formação dos motoristas profissionais, focando na prevenção de acidentes e na condução econômica.
Além disso, a nova unidade amplia os serviços de saúde, oferecendo atendimentos em psicologia, nutrição, odontologia e fisioterapia, com capacidade para realizar mais de 128 mil atendimentos por ano. Com um ambiente de aprendizado que inclui nove salas de aula e diversas salas de treinamento, o SEST SENAT está equipado para oferecer cursos e capacitações diversas, além dos já mencionados serviços essenciais de saúde através de oito consultórios, contando também com dois aparelhos de raio-X.
“Sou muito honrado por ter sido o articulador escolhido pelo então prefeito Alexandre Lindenmeyer para intermediar a chegada do SEST SENAT no bairro Parque Marinha, pois este empreendimento não apenas melhora a formação e a saúde dos trabalhadores do transporte, mas também gera emprego e renda, valoriza o nosso bairro, movimentando o comércio local, oferecendo serviços de saúde a baixo custo e valorizando cada vez mais a comunidade rio-grandina”, destacou o vereador Juquinha.
Para além de todos os serviços mencionados, durante as enchentes que acometeram o Rio Grande do Sul no mês de maio de 2024, a unidade do SEST SENAT também serviu como abrigo especial para mulheres e crianças atingidas pela calamidade das enchentes, agregando ainda mais valor para a cidade do Rio Grande