A inauguração do novo Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) no bairro Parque Marinha representa um momento muito importante para o esporte na cidade do Rio Grande. A construção deste complexo, formador de atletas olímpicos e paralímpicos, é mais uma grande conquista do vereador Rubilar Tavares – Juquinha (PSB). Em 2013, enquanto assessor do então vice-prefeito Eduardo Lawson, Juquinha foi o responsável por cadastrar o município para receber este empreendimento.
Localizado na Rua das Galeras, junto ao Parque Albatroz, o Centro de Iniciação ao Esporte oferece uma infraestrutura moderna, inclusiva e inovadora, para a prática de 21 modalidades de esportes de alto rendimento. Algumas das modalidades olímpicas contempladas pelo espaço são: futebol de salão, basquete, vôlei, judô, badminton, handebol, lutas, entre outras. Por se tratar de um espaço olímpico e paralímpico, também poderão ser praticadas no mínimo 6 atividades paralímpicas, sendo elas a esgrima de cadeira de rodas, o judô, o halterofilismo, o tênis de mesa, o voleibol sentado e o goalball.
Com uma área total de 10.500 metros quadrados e investimento superior a R$ 9.000.000,00 (nove milhões de reais) o CIE oferece uma quadra poliesportiva com piso sintético de 40×20 metros, uma pista de atletismo de 100 metros rasos, instalações para salto triplo e em distância, gaiola de arremessos, seguindo os padrões da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT), além de diversas outras inovações.
Além das instalações esportivas, o complexo conta com banheiros, chuveiros, vestiários, espaço para academia, enfermaria, copa e salas administrativas, contando sempre com inclusão e acessibilidade para todos. Um dos destaques é a plataforma elevatória, que garante o acesso ao andar superior para pessoas portadoras de necessidades especiais.
“É com grande satisfação e alegria que realizamos a entrega deste espaço inovador, totalmente inclusivo e pioneiro na região Sul do estado. Desde 2013, quando cadastrei o município e o local onde seria realizada a obra, trabalhei forte para que esse projeto se tornasse realidade. O Centro de Iniciação ao Esporte será capaz de formar atletas olímpicos e paralímpicos, transformando vidas, mudando realidades e moldando o futuro das nossas crianças e nossos jovens. Também estaremos aptos a sediar competições regionais, estaduais, nacionais e possivelmente até mundiais, pois este é um complexo preparado para isso”, comemorou o vereador Juquinha.
Para além de todo o aparato esportivo à disposição do município, o Centro de Iniciação ao Esporte também teve uma importante função social durante a calamidade das enchentes que atingiu o Rio Grande do Sul em maio de 2024. Por cerca de quatro meses, o CIE foi utilizado como Hospital de Campanha da Marinha do Brasil, realizando milhares de atendimentos e ajudando a suprir a demanda hospitalar, uma vez que os demais hospitais haviam sido atingidos pela enchente.